quinta-feira, 10 de maio de 2012

Série: As flores que encantam a Mata de Santa Genebra


Fedegoso na Mata de Santa Genebra - F: Sabrina Martins
Da Redação, Campinas - A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação José Pedro de Oliveira, responsável pela Mata de Santa Genebra, iniciou uma série para colher informações sobre a flora local. A assessora técnica e bióloga Sabrina Martins, apresenta a espécie 'Senna macranthera'.

A espécie 'Senna macranthera', conhecida popularmente como fedegoso, pertence à família Fabaceae – Caesalpinioidea e é uma espécie arbórea de médio porte que pode atingir de seis a oito metros de altura.

A sua floração em cachos de cor amarela ocorre de dezembro a abril. Os frutos são em forma de vagem e com odor desagradável, de onde originou justamente o seu nome popular fedegoso. Esta espécie ocorre nos estados do Ceará até São Paulo e em Minas Gerais.

‘’A quantidade de frutos varia muito de planta para planta, o sol, o solo e a chuva também podem influenciar nisso’’, explica a bióloga da Fundação.

O fedegoso é uma espécie pioneira e devido ao seu crescimento rápido é muito utilizada em projetos de recuperação de áreas degradadas, e segundo o Guia de Arborização Urbana de Campinas a espécie é indicada para arborizar ruas, avenidas e canteiros centrais.

‘’Quando recebemos o público, nas atividades como a Visita Monitorada, nós mostramos a eles vários tipos de árvores localizada na Mata de Santa Genebra, onde todos podem tocar e sentir a natureza de perto. Isso é um privilégio da nossa mata’’, conta Sabrina.

Na Mata dede Santa Genebra, o visitante poderá encontrar árvores como Pau de Jacaré, Amendoim Bravo, Piper, Paineiras, Guarantã, além de um exemplar que foi plantado para atividade na educação ambiental do Pau Brasil, que ocorre mais no sul da Bahia, área florestal pluvial da mata atlântica.

A Mata de Santa Genebra possui plantas medicinais, mas todavia não podem ser utilizadas.

Atualizada às 12h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário