quinta-feira, 29 de março de 2012

Nota - Ação Civil Pública

Tereza Dóro, presidente da FJPO, em reunião nesta semana
Da Redação, Campinas - A presidente da Fundação José Pedro de Oliveira – ARIE Mata de Santa Genebra, Dra. Tereza Dóro recebeu no dia 27 de março de 2012, ás 13:00 hs a visita do Sr. Secretário do Meio Ambiente de Campinas Dr. Hildebrando Herrmann, que se fez acompanhar das Sras. Andréia Cristina Struchel  e Ângela Guirao  e suas assessoras Cynira Any Garbriel e Sabrina Martins.

Na visita foram discutidos temas relacionados a Ação Civil Pública que trata das definições da Zona de Amortecimento no entorno da Mata de Santa Genebra, dentre outros assuntos relacionados às suas respectivas pastas.

Hildebrando Herrmann, secretário do meio ambiente
Nota desta quarta ação civil pública

Algumas partes envolvidas na Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal em Campinas, destacando-se o Sr. procurador público federal Dr. Paulo Gomes, o Sr. procurador do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) Dr. Felipe Tojeiro, o Sr. Secretário de Meio Ambiente de Campinas Dr. Hildebrando Herrman, o Sr. Carlos Henrique Velasques Fernandes, Coordenador de Elaboração e Revisão de Plano de Manejo do ICMBio, a Sra. presidente da Fundação José Pedro de Oliveira – ARIE Mata de Santa Genebra Dra. Tereza Dóro e as assessoras reuniram-se no dia de ontem, na sede do Ministério Público Federal de Campinas, a fim de discutirem pontos de interesse de todos relativos a Ação Civil Publica que tramita a E. 2Vara Federal de Campinas.

Várias medidas foram acordadas, de sorte a se conseguir um acordo que será submetido à apreciação do MM. juiz do feito, visando a solução do problema com a consequente extinção do processo.

terça-feira, 27 de março de 2012

Visita Monitorada chega a 3ª edição na Mata de Santa Genebra

Público acompanha a visita monitorada - Arquivo FJPO
Da Redação, Campinas - A Fundação José Pedro de Oliveira recebeu pela primeira vez este ano o público por agendamento na Visita Monitorada. Neste último domingo, cerca de cinquenta pessoas acompanharam o passeio, que aos poucos está se tornando mais conhecido pelos campineiros.

O visitante acompanhou a palestra da equipe da Fundação, que contou com uma novidade: foi exibido o filme ‘Hope’, que sintetiza o crescimento das grandes metrópoles, controlada pelo homem, deixando de lado o verde das cidades.

A Diretora Cientifica da Fundação, Cynira Any Gabriel, a qual se manifestou esclarecendo. ‘’ Na palestra, nós contamos um pouco da história da Mata Santa Genebra, que foi doada ao município em 1981. O pessoal se interessou bastante pelo assunto e fez várias perguntas sobre a Mata. Depois exibimos um filme relacionado ao tema para deixar claro nossa mensagem que é de preservar o meio ambiente ‘’, diz.

A volta dos 9 km foi conduzida pelo monitor Lucas Mendes, e começou meia hora antes da visita tradicional. O grupo pôde conhecer de perto todo o efeito de borda da Unidade de Conservação. O passeio ao entorno da Mata recebe inscrições sempre depois da visita monitorada, e é fechado aos interessados que buscam entender mais sobre a Mata Santa Genebra.

A presidente da Fundação José Pedro de Oliveira Tereza Dóro, reforça o objetivo de sua gestão qual seja, o de que. ‘’ A Mata de Santa Genebra é um patrimônio da nossa cidade e o trabalho da Fundação é proteger a área e garantir a sua preservação para as gerações futuras ‘’, sintetiza.

A próxima visita monitorada será no dia 29 de abril, último domingo do mês, e terá abertura de inscrições duas semanas antes do encontro.

Fundação aguarda resultado de análise do descarte irregular próximo a Mata Santa Genebra

Da Redação, Campinas - Um trecho da Mata Santa Genebra, que é administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira, próximo a Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), que liga Campinas a Paulínia, recebeu um descarte irregular de material que aparenta ser óleo.
 
A direção da Fundação tomou ciência do fato no início da tarde de quinta-feira e, no mesmo dia, tomou as medidas de praxe visando descobrir a autoria e tipo de material despejado.

A Fundação José Pedro de Oliveira aguarda o resultado desse material que está sob análise dos órgãos responsáveis, a Polícia Ambiental, Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento), Polícia Florestal e a Polícia Civil.

Foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO), na quinta-feira, no 7º Distrito Policial de Barão Geraldo, em Campinas, pelo ocorrido.

A preocupação da direção da Fundação é que o material venha às nascentes de água existentes.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mata Santa Genebra recebe 3ª edição da Visita Monitorada em 2012

Da Redação, Campinas - A Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata Santa Genebra, recebe o público neste domingo, dia 25 de março, a partir das 9h, em uma visita monitorada. O evento é gratuito, e faz parte dos programas de educação ambiental da Fundação que tem como objetivo Informar, educar e mobilizar sobre a importância desta unidade da unidade de conservação.

Antes do passeio, os participantes assistem uma palestra para conhecer as características, a história da reserva, as espécies da flora e da fauna existentes na área e a importante da sua preservação. Também haverá o sorteio de três livros ‘Imagens e encantos ‘ da mata, publicação que retrata as belezas naturais da área.

Segundo a diretora do Departamento Técnico Científico (DTC), Cynira Any Gabriel, a Mata Santa Genebra é a principal área verde de Campinas e uma das mais importantes unidade de conservação do País. ‘’Pra quem não conhece, tem uma excelente oportunidade de saber um pouco mais sobre a história da mata, e aprender mais também da Fauna e Flora local’’, conta a bióloga.

Devido à grande procura dos interessados em visitar a Mata Santa Genebra, no último mês, a direção da Fundação só permitirá a entrada dos participantes por agendamento, que será aberto duas semanas antes da visita do último domingo. Por se tratar de um passeio ao ar livre, em caso de chuva no dia a visita monitorada pode ser cancelada.

O limite máximo de participantes para cada visita monitorada é de até 50 pessoas. Para participar é obrigatório comparecer de calça comprida e sapato fechado. Caso contrário, o visitante não poderá entrar a Mata Santa Genebra. O evento dura em média de até três horas.

De acordo com a presidente da Fundação, Tereza Dóro, além de propiciar um passeio diferente para a família campineira, a visita monitorada visa despertar nos cidadãos a importância sobre a preservação ambiental. ‘’ A mata é uma das maiores florestas localizada em área urbana do país, e um patrimônio da nossa cidade e o trabalho da Fundação é proteger a área e garantir a sua preservação para a gerações futuras’’, destaca.

Neste domingo a equipe da Fundação José Pedro de Oliveira promoverá a caminhada dos 9 km, que é uma volta inteira no entorno da Mata Santa Genebra. Para este programa, é necessário agendar após a tradicional Visita Monitorada. O passeio tem inicio, às 8h30 da manhã, e dura 2h30, além de ser limitado a vinte pessoas por mês. Um monitor irá acompanhar o trajeto.

Roteiro de atividade Visita Monitorada

Palestra: e exposição fotográfica sobre a história da Unidade de Conservação.
Sorteio de três Livros: ‘Imagens e encantos’ Mata Santa Genebra.
Caminhada: a Trilha-leste (com monitores).
Visita: ao Complexo Borboletário.

Serviço:

Local: Mata Santa Genebra, Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo.
Data: 25 de março
Horário: 9h
Entrada: gratuita (mediante agendamento)
Mais informações: 19 3749-7200 ou comunicacaosantagenebra@gmail.com

quinta-feira, 22 de março de 2012

O que a Mata representa pra biodiversidade, pra cidade e pra você?

Mata Santa Genebra - 30 anos
Foto: Rodrigo do Prado - Crédito Gustavo Bezerra
Série: Depoimentos sobre a Mata

Por Rodrigo do Prado, estagiário da Fundação José pedro de Oliveira e estudante de Biologia.

'A Mata de Santa Genebra é de valor incalculável por 3 razões principais: é um fragmento florestal isolado protegido na forma de Unidade de Conservação; a proximidade com universidades têm possibilitado o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada voltados à conservação, ecologia e manejo da reserva, podendo gerar assim conhecimento para alternativas de manejo e conservação em outros locais similares; e sua conservação tem um valor didático, mostrando a importância da proteção de outros fragmentos florestais urbanos', (Morellato e Leitão Filho, 1995).


MORELLATO , P.C.; LEITÃO FILHO, H.F. (orgs). Ecologia e preservação de uma floresta tropical urbana: Reserva de Santa Genebra. Editora da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. 1995.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Mata Santa Genebra na Semana do Meio Ambiente

Da Redação, Campinas - A Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata Santa Genebra, garantiu presença na semana do Meio Ambiente, que será realizado entre os dias 2 e 5 de junho deste ano.

Em comemoração a esta data importante, a Fundação irá promover o 1º Concurso de Fotografia da Mata Santa Genebra.

Os departamentos da Prefeitura de Campinas que desenvolve direta ou indiretamente com o meio ambiente estarão presentes neste evento.

A Mata Santa Genebra irá realizar atividades como a Caminhada, Atendimento as Escolas, além da tradicional Visita Monitorada.

No ano das florestas, Mata Santa Genebra completa 31 anos

Borboletário da Mata Santa Genebra           Foto: Carlos Bassan
Da Redação, Campinas - A principal área verde de Campinas e uma das maiores Unidades de Conservação do País, a Reserva Florestal Mata Santa Genebra completa 31 anos de existência, em 2012,  ano Internacional das Florestas no próximo dia 14 de julho.

A Mata Santa Genebra é um pedaço remanescente da Mata Atlântica e possui 251, 7 há (hectares), além de ser declarada uma ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico, pelo Governo Federal, em 1985.

Antes de ser entregue ao Poder Executivo, em 14 de julho de 1981, a mata estava localizada nas fazendas de Geraldo Ribeiro de Sousa Resende, o Barão Geraldo de Resende. Uma parte do patrimônio ficou com a família José Pedro de Oliveira. E justamente no dia do aniversário de Campinas, a Dona Jandyra Pamplona de Oliveira doou de forma oficial a Mata Santa Genebra ao município.

Desta forma, foi criada a Fundação José Pedro de Oliveira para administrar a Unidade de Conservação campineira, que tem como carro chefe, a Educação Ambiental, que só em 2011, atendeu mais de 18 mil pessoas, das Visitas Monitoradas, o Mata Vai, e as Escolas e Universidades.

Em 1983, a Mata Santa Genebra conquistou outra importante etapa. O CONDEPHAAT tombou como patrimônio natural da cidade.

Muitos pesquisadores buscam a Mata Santa Genebra para realizar suas pesquisas. Atualmente, o Instituto de Botânica de São Paulo, faz uma pesquisa que avalia a qualidade do ar na Reserva. O objetivo dos biólogos é avaliar os efeitos de poluição atmosférica gerada pelas atividades antrópicas (causada pelo homem).

A Fauna da Mata Santa Genebra é muito rica e apresenta animais como o Macaco-bugio, o cachorro-do-mato, o gato-do-mato, cobras – Jiboia, Jararaca, entre outras espécies. E a Flora que ostenta árvores como a jeuitibá-rosa. a peroba-rosa e a jatobá.

O Borboletário da Mata Santa Genebra é o unico complexo dedicado as borboletas em Campinas. O local registra mais de 700 espécies encontradas.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Mata Santa Genebra: inscrições estão encerradas para a visita do último domingo



Da Redação, Campinas - As inscrições para a ‘Visita Monitorada’ na Mata Santa Genebra estão encerradas. A Fundação José Pedro de Oliveira recebeu durante esta semana 50 interessados em participar das atividades no dia 25 de março. O evento é gratuito. Em abril, a Fundação abre, duas semanas antes da visita, o período de agendamento pra quem ficou de fora da lista desse mês.

Por motivos de segurança é obrigatório o uso de calça comprida e sapato fechado na visita para evitar acidentes durante o passeio. Caso contrário, o visitante não poderá participar do encontro. Em caso de chuva no dia, o evento poderá será cancelado.

O participante que não puder comparecer à Mata Santa Genebra, precisa ligar e desmarcar antes para que a Fundação possa colocar outros nomes.

A Mata Santa Genebra é remanescente da Mata Atlântica e é a décima maior Unidade de Conservação do país. Considerada a maior área verde de Campinas e uma das mais importantes do estado. A Reserva Florestal possui 251 hectares e 9 km de perímetro.

Serviço

Próxima visita:
 25 de março 
Local: Rua Mata Atlântica, 447 Bosque – Barão Geraldo, em Campinas
Horário: 9 horas da manhã (com portões fechados às 9h30)
Limite máximo de pessoas por visita: 50
Telefones: 19 3749-7200 ou 3749-7203
Email:
matasantagenebra@santagenebra.org.br

segunda-feira, 12 de março de 2012

Inscrição para a Visita Monitorada começa nesta segunda-feira

Da Redação, Campinas - A Fundação José Pedro de Oliveira abre nesta segunda-feira, 12 de março, as inscrições para a ‘Visita Monitorada’ que é realizado sempre no último domingo do mês. O interessado pode fazer sua inscrição através do email: (matasantagenebra@santagenebra.org.br) ou até mesmo pelo telefone (3749-7200) da Mata Santa Genebra. Basta dar nome completo e não é necessário documentos.

O período de agendamento para a visita na Reserva Florestal vai até o dia 22 de março. O encontro acontece no dia 25. A mudança ocorreu após o número de visitantes excederem o permitido, no último domingo, de fevereiro. Mais de noventa pessoas participaram das atividades tradicionais do programa neste dia. 

O Departamento Técnico Científico (DTC), representado pela bióloga Cynira Any Gabriel, estabeleceu um limite de 50 participantes por domingo, que serão divididos em até quatro grupos pela equipe de estagiários e biólogos da unidade de conservação.

Lembrando que a Visita Monitorada é gratuito. O visitante precisa chegar das 9h até às 9h30 da manhã para não perder lugar. É obrigatório o comparecimento a Mata Santa Genebra de calça comprida e sapato fechado para evitar acidentes.

Borboletário na Rede Família

 

Video produzido pela equipe de TV da Rede Família, de Limeira, realizado, no último dia 8 de fevereiro, no Complexo Borboletário, da Mata Santa Genebra, em Campinas.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Escola Raul Pila visita Mata Santa Genebra no 1º dia da temporada de Educação Ambiental

Estudantes visitam o Borboletário
Da Redação, Campinas - A Fundação José Pedro de Oliveira recebeu a primeira escola para a temporada do Núcleo de Educação Ambiental no ‘Atendimento de Escolas’ da Mata Santa Genebra. E nesta quinta-feira, 8 de março, 34 alunos do 4º ano da EMEF Raul Pila, do Jardim Flamboyant, em Campinas, visitaram a Unidade de Conservação.

Em 2011, este programa atendeu 1.457 estudantes, e tem o objetivo de sensibilizar os jovens na busca de cada vez mais preservar o nosso meio ambiente. Um ato simples de não jogar o lixo na rua, por exemplo, também é passado pelos biólogos e estagiários às crianças, que serão, no futuro, os adultos que poderão ter esta conscientização.

A professora, Kátia Campolina, um dia antes do encontro, na Reserva Florestal, orientou seus alunos a pesquisarem sobre a mata. ‘’Ontem, nós fizemos um estudo sobre a história da Mata Santa Genebra. Para não fazer feio na hora da palestra. E deu certo. Com isso, as crianças ficaram mais atentas e tiraram várias dúvidas com o palestrante’’, conta.

A Fundação, estima que por mês, aproximadamente 640 estudantes, da educação infantil até o ensino superior compareçam a Mata Santa Genebra.

As visitas reservadas para instituições de ensino são sempre de terça e quinta-feira, tanto no período da manhã quanto à tarde.

Para mais informações sobre a visita de escolas:
Fone: 19 3749-7200 ou 3749-7205

quarta-feira, 7 de março de 2012

À imprensa e público em geral

Da Redação, Campinas - Nesta tarde de quarta-feira a EPTV ''Cidade'' passou a informação da Mata Santa Genebra, que receberá o público na Visita Monitorada através de agendamento a partir de março.

Porém, muitas pessoas estão confundindo com outra informação passada pelo canal de TV no mesmo programa. A Fundação José Pedro de Oliveira não está abrindo oportunidades de estágio para a área de adiministração.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Visita Monitorada será por agendamento a partir de março na Mata Santa Genebra

Da Redação, Campinas - Em função da grande procura pelo público no último mês, a Fundação José Pedro de Oliveira, a partir de março, receberá os interessados em visitar a Mata Santa Genebra apenas por agendamento através de telefone ou por email no programa ‘Visita Monitorada’.

A Diretora do Departamento Técnico Científico (DTC), Cynira Any Gabriel, revela a nova mudança na Mata Santa Genebra. ‘’Para dar uma atividade mais adequada a todos, nós fizemos uma reformulação para receber os visitantes na visita monitorada do último domingo. Por isso, colocamos um limite de até 50 pessoas, com agendamento por telefone ou email, para cada encontro’’, afirma a bióloga.

Foi registrado o dobro de visitantes em relação aos outros domingos na Unidade de Conservação campineira. 90 pessoas compareceram na visita do último dia 26 de fevereiro na Mata Santa Genebra.

Ainda segundo a diretora, a Mata Santa Genebra recebe por semana cerca de 160 pessoas, nos programas de educação ambiental da reserva em período regular de ensino. Dentre eles, o ‘’Mata Vai’, que é um programa que leva a informação sobre a história da mata para estudantes de todas as idades. 

Com este crescimento acentuado no último mês, os campineiros começam a reconhecer o valor ecológico da Mata Santa Genebra, que é um Patrimônio Natural da cidade, tombada em 1983. Isto só comprova o trabalho organizado feito pela Fundação José Pedro de Oliveira, em preservar e conservar esta área, que é um pedaço vivo de Campinas.

Lembrando que por motivos de segurança, é obrigatório o comparecimento de calça comprida e sapato fechado para participar das atividades na Mata Santa Genebra.

As inscrições para a Visita Monitorada, deste mês, começa no próximo dia 12 e vai até dia 22 de março. O agendamento pode ser feito por telefone ou por email.

Serviço

Próxima visita:
 25 de março de 2012
Local: Rua Mata Atlântica, 447 Bosque – Barão Geraldo, em Campinas
Horário: 9 horas da manhã (com portões fechados às 9h30)
Limite máximo de pessoas por visita: 50
Telefones: 19 3749-7200 ou 3749-7203
Email: 
matasantagenebra@santagenebra.org.br