Da Redação, Campinas - A Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata Santa Genebra, recebe o público neste domingo, dia 25 de março, a partir das 9h, em uma visita monitorada. O evento é gratuito, e faz parte dos programas de educação ambiental da Fundação que tem como objetivo Informar, educar e mobilizar sobre a importância desta unidade da unidade de conservação.
Antes do passeio, os participantes assistem uma palestra para conhecer as características, a história da reserva, as espécies da flora e da fauna existentes na área e a importante da sua preservação. Também haverá o sorteio de três livros ‘Imagens e encantos ‘ da mata, publicação que retrata as belezas naturais da área.
Segundo a diretora do Departamento Técnico Científico (DTC), Cynira Any Gabriel, a Mata Santa Genebra é a principal área verde de Campinas e uma das mais importantes unidade de conservação do País. ‘’Pra quem não conhece, tem uma excelente oportunidade de saber um pouco mais sobre a história da mata, e aprender mais também da Fauna e Flora local’’, conta a bióloga.
Devido à grande procura dos interessados em visitar a Mata Santa Genebra, no último mês, a direção da Fundação só permitirá a entrada dos participantes por agendamento, que será aberto duas semanas antes da visita do último domingo. Por se tratar de um passeio ao ar livre, em caso de chuva no dia a visita monitorada pode ser cancelada.
O limite máximo de participantes para cada visita monitorada é de até 50 pessoas. Para participar é obrigatório comparecer de calça comprida e sapato fechado. Caso contrário, o visitante não poderá entrar a Mata Santa Genebra. O evento dura em média de até três horas.
De acordo com a presidente da Fundação, Tereza Dóro, além de propiciar um passeio diferente para a família campineira, a visita monitorada visa despertar nos cidadãos a importância sobre a preservação ambiental. ‘’ A mata é uma das maiores florestas localizada em área urbana do país, e um patrimônio da nossa cidade e o trabalho da Fundação é proteger a área e garantir a sua preservação para a gerações futuras’’, destaca.
Neste domingo a equipe da Fundação José Pedro de Oliveira promoverá a caminhada dos 9 km, que é uma volta inteira no entorno da Mata Santa Genebra. Para este programa, é necessário agendar após a tradicional Visita Monitorada. O passeio tem inicio, às 8h30 da manhã, e dura 2h30, além de ser limitado a vinte pessoas por mês. Um monitor irá acompanhar o trajeto.
Roteiro de atividade Visita Monitorada
Palestra: e exposição fotográfica sobre a história da Unidade de Conservação.
Sorteio de três Livros: ‘Imagens e encantos’ Mata Santa Genebra.
Caminhada: a Trilha-leste (com monitores).
Visita: ao Complexo Borboletário.
Serviço:
Local: Mata Santa Genebra, Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo.
Data: 25 de março
Horário: 9h
Entrada: gratuita (mediante agendamento)
Mais informações: 19 3749-7200 ou
comunicacaosantagenebra@gmail.com