terça-feira, 17 de abril de 2012

Alunos da Unicamp utilizam Mata de Santa Genebra como pesquisa

Alunos da Unicamp caminham pela Mata de Santa Genebra F: Gustavo Bezerra
Da Redação, Campinas - Doze alunos do 2º e 3º ano do curso de Farmácia, da Unicamp, visitaram a Mata de Santa Genebra, nesta segunda-feira, 16 de abril. Os estudantes estão realizando pesquisa de coleta de plantas para depósito em herbário e coleta de informações etnobiológicas na universidade.
A equipe de fármacia neste semestre estão estudando a disciplina de etnobiologia - que é o estudo científico da dinâmica de relacionamentos entre pessoas e seus grupos culturais e o meio ambiente, desde o passado distante até o presente imediato. 
Os alunos colheram duas espécies de plantas na unidade, a assa-peixe e a piper. O grupo ainda participou e tirou diversas dúvidas com o monitor Rodrigo do Prado, na palestra que conta a história da Mata de Santa Genebra, doada em 1981, ao Poder Executivo.
Rodrigo orienta os estudantes no Borboletário F: Gustavo Bezerra
Além disso, os alunos realizaram o percurso da trilha-leste da Unidade de Conservação e conheceram o complexo Borboletário, que consiste em uma casa de criação, de acompanhamento de pesquisas, e o viveiro.
‘’Nós estamos desde o inicio do ano aprendendo a teoria em sala de aula e não via a hora de sair a campo. A Mata de Santa Genebra é um ótimo lugar para colher mais informações sobre nosso trabalho’’, diz a estudante Valeria Holsback. .
Segundo os biólogos da Fundação, o melhor período para a coleta dessas plantas é na primavera, onde as espécies arbóreas florescem com mais intensidade.
A presidente Tereza Dóro reforça que a Fundação José Pedro de Oliveira está à disposição das universidades e escolas da região para utilizar a Mata de Santa Genebra, em pesquisas e demais trabalhos sobre o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário