Fedegoso com flores na Borda da MSG - Foto: Sabrinas Martins |
Da Redação, Campinas - A equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Fundação José Pedro de Oliveira, liderado pela diretora técnico cientifica Cynira Any Gabriel, irá apresentar uma série a cada quinze dias sobre a flora local. Nesta primeira semana, a assessora técnica Sabrina Martins, apresenta a espécie Senna macranthera.
A espécie Senna macranthera, conhecida popularmente como fedegoso, pertence à família Fabaceae – Caesalpinioidea e é uma espécie arbórea de médio porte que pode atingir de seis a oito metros de altura.
A sua floração em cachos de cor amarela ocorre de dezembro a abril. Os frutos são em forma de vagem e com odor desagradável, de onde originou o seu nome popular fedegoso. Esta espécie ocorre nos estados do Ceará até São Paulo e em Minas Gerais.
O fedegoso é uma espécie pioneira e devido ao seu crescimento rápido é muito utilizada em projetos de recuperação de áreas degradadas, e segundo o Guia de Arborização Urbana de Campinas a espécie é indicada para arborizar ruas, avenidas e canteiros centrais.
Logo após a apresentação da flora os biólogos e estagiários da Fundação José Pedro de Oliveira fará o levantamento da fauna da região em outra série, explicando sobre quais espécies ocorrem na Mata de Santa Genebra.
Colaboração Sabrina Martins, bióloga e assessora técnica da Fundação José Pedro de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário